quarta-feira, 20 de maio de 2009

A cidade do sol... Indispensável


Durante toda a leitura desse maravilhoso livro não sei dizer qual o sentimento que predominou em mim. Muitas vezes foi tristeza, outros de indignação, respeito, aceitação, raiva. Com certeza foi um turbilhão de emoções.
Sim é um livro que mexeu muito comigo (pretendo relê-lo), que me acrescentou muito, desses que nos fazem refletir, e ,como não dizer: "Mastigar e digerir".

O livro conta a história de duas mulheres antes e durante o período da invasão Russa ao Afeganistão, a chegada dos Talibãs, menciona também o dia do atentado de 11 de Setembro. O autor descreve e perturba com os detalhes da guerra e do tratamento dado às mulheres naquele país mas também aponta a base forte de cada uma delas.
Ele me trouxe um conceito implícito de que podem te roubar tudo, podem levar tua dignidade, teus sonhos, teus filhos, tua beleza, teu amor próprio, pode até levar tua identidade e te cobrir com uma Burca mas que no fundo, em baixo de tudo, lá dentro existe uma mulher, e isso ninguém pode te roubar. Achei também maravilhoso o modo como ele mostra o instinto de ser mãe (mesmo sem ter gerado um filho), a força com que cada uma delas enfrenta a guerra, a dor e a fome me surpreende. Enfim, fala de uma mulher generosa que pede muito pouco da vida e uma outra que não mede esforços para sobreviver e que tem ainda esperança de refazer seus sonhos e de reconstruir o seu país.

Indispensável.

Nenhum comentário: